Workshops de Competências Digitais

Inscrição

Workshops de Competências Digitais

A APBI desenvolveu um conjunto alargado de Workshops de Competências Digitais (gratuito), para promover o Business Intelligence destinados a Empresas e Pessoas que tenham como objetivo ser + digitais, + competitivas, + produtivas, + eficientes.

Nestes Workshops, dinamizadas por membros e parceiros da APBI, e dinamizadas pelo novo CIT-TTM, pretende-se dar a conhecer e discutir as áreas de competência digital tidas como essenciais no sentido da adoção de novas ferramentas informáticas e, da consciencialização para a importância da coesão social e do digital no interior do país.

Os Workshops têm como foco todos os inscritos na Conferência “A Transição Digital no Interior – Desafios, estratégias e casos de sucesso” que decorreu em Moimenta da Beira, os associados da APBI, do CIT-TTM e a todos os interessados em Portugal Continental, nas ilhas dos Açores e Madeira.

Entre sessões poderão existir pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente, com o objetivo de reforçar a sua aprendizagem.

Adicionar ao Calendário (.ics)

8 de outubro

Bruno Paula Cardoso
APBI

E.T.L. - Extract, Transform and Load

Temas a abordados na sessão:
- Diferença entre Sistemas Operacionais e Sistemas de B.I.
- Modelos estrela e suas vantagens
- Limpeza e Carregamento de Dados

Mini-bio do Orador:
Licenciado em Tecnologias da Informação com Pós-Graduação em Business Intelligence. Mais de 20 anos de experiência como consultor de Business Intelligente em empresas como Santander, Banco CTT, Millenium, BankInter, EDP, Credibom, Grupo Mello, ACP, etc.
Recentemente a concluir o Mestrado de CyberSegurança na
IMF Business School Portugal

Luis Bei
VFR Tech

“Desafios e possibilidades da Gestão de Pessoas na era do home office”
O home-office, apesar de ser uma realidade possível há muitos anos, ganhou verdadeira tração somente após o isolamento social causado pela pandemia. Mesmo que de maneira ``forçada``, as organizações precisaram se adaptar a este modelo que, apesar de desafiador, pode ser um grande divisor de águas na produtividade e no clima organizacional das empresas.

Temas a abordados na sessão:
- Novos tempos
- O home office é mais antigo do que imaginamos
- O regime home office na visão do colaborador
- As limitações técnicas e sociais
- Responsabilidade das organizações

Luis Bei
Publicitário, mestre em Comunicação, Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui master em Community Management & Social Media pela IEBS (Espanha). Pós-graduado em Marketing Digital e em Docência no Ensino Superior. Já atuou em grandes empresas de São Paulo, como IBOPE, Senac, BRQ e Centro de Treinamento Microsoft. Atualmente é o CMO da VFR e professor de Pós-Graduação no IPAM Lisboa. Já palestrou e ministrou aulas e workshops em diversos eventos e congressos, nacionais e internacionais, sendo uma das últimas experiências em Vancouver, convidado pela University of British Columbia.

https://www.linkedin.com/in/luisbei/

12 de outubro

Miguel Caldas
VISUAL THINKING

Excel – Quick Wins
Apesar de ser uma ferramenta de utilização diária, não utilizamos grande parte das suas funcionalidades por desconhecimento. É fundamental aumentar a produtividade diminuindo “o número de cliques”!

Temas a abordados na sessão:
- A importância dos atalhos para tarefas do dia-a-dia
- Digitação acelerada de informação
- A importância das Tabelas
- Algumas das funções novas funções mais recentes do Excel
- Como evitar o VLOOKUP() / PROCV()
- Obtenção de dados com Power Query

Mini-bio do Orador:
``Profissional de IT há mais de 30 anos. Detém uma larga experiência na formação de Business Analytics para executivos de grandes empresas. Com formação de base em Engenharia Informática e uma Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial, é co-Founder e CTO da empresa VISUAL THINKING, e é focado no desenho, conceção e desenvolvimento de sistemas de Business Intelligence suportados nas necessidades de Reporting (ou dashboards interativos) dos seus clientes.``

https://www.linkedin.com/in/miguel-caldas

15 de outubro

Pedro Assude
Delta Cafés

“Power BI na revolução das empresas”
Como transformar a gestão das empresas com o Power BI?

Alguns temas abordados na sessão:
- Introdução ao Power BI
- Power BI Mobile
- Power BI Desktop
- Importar e Editar Dados em Power BI Desktop
- Visualização e Exploração de Relatórios

Pedro Assude - Gestor Inovação Produtiva - Grupo Nabeiro (Delta)
Com uma experiência de mais de 20 anos na área de marketing, onde consolidou algumas competências ligadas á gestão e ativação de marcas bem como gestão de eventos e ainda na área de marketing intelligence. Assumiu nos últimos 5 anos a gestão de inovação produtiva na NOVADELTA (Grupo Nabeiro), onde realiza o acompanhamento no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos de inovação bem como promovendo a adoção á transformação digital e tecnologias de indústria 4.0 na NOVADELTA.
Trabalhou durante 22 anos, no departamento de marketing da marca DELTA CAFÉS, em processos de ativação de marca, como gestor da participação em eventos, bem como no acompanhamento ao desenvolvimento de estudos de mercado da marca e ainda em plataformas de market intelligence.
Licenciado em Gestão Comercial e Marketing pela Escola Superior Tecnologia de Gestão de Portalegre. Detém Pós-Graduação em Gestão na mesma instituição.

Ricardo Santos
APBI

Tópicos abordados na Sessão:
a) Big Data
1. O que é Big Data
2. Grandes Volumes de Dados
3. Arquitectura de Sistemas de Big Data

b) Dados em Big Data
1. Data Lake Warehouse 2. Arquitectura de Clusters 3. Cloud Processing

c) Big Data & BI
1. Data Lake Warehouse 2. Big Data - Reporting 3 .BI & Big Data - Cloud

Mini-bio do Orador:
Ricardo Santos
Expert Leader em BI & Big Data no Centro de Inovação do banco Francês Natixis (Grupo BPCE) em Portugal. Vice-Presidente da APBI – Associação Portuguesa de Business Intelligence. Licenciado em Tecnologias da Informação com Pós-Graduação em Business Intelligence. MCSE - Data Management and Analytics (Microsoft Certified Solutions Expert).

https://www.linkedin.com/in/rickcsantos/

19 de outubro

Bruno Veloso
Universidade Portucalense

Temas a abordados na sessão:
a) Introduction
b) Supervised Learning
- Regression Models
- Classification Models
- Ensemble Models
c) Questions/Discussion

Mini-bio do Orador:
Bruno Veloso is an assistant professor at the Department of Science and Technology at the University Portucalense, Portugal. He is also an Invited Lecturer of the Faculty of Economics - University of Porto, Portugal, and a Senior Researcher at LIAAD - INESCTEC (Laboratory of Artificial Intelligence and Decision Support).
He is the coordinator of the BSc in Informatics Engineering and the MSc Data Science coordinator at the University Portucalense.
He received his degree in Electronics and Computer Engineer in 2010, and in 2012 he finished his MSc in Electronics and Computer Engineer in Telecommunications at Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal. He has an International PhD in Telematics Engineering from the University of Vigo.
He is a Spanish Association for Artificial Intelligence (AEPIA) member and started his career developing scientific research in the field of Multiagent Systems. Machine learning, data streams and AutoML absorbed his interest in the last years. Bruno has co-authored over 45 publications in peer-reviewed international journals, book chapters and conference proceedings.
During the last years, he has served as an expert/reviewer of several conferences and journals, and he was also a supervisor or co-supervisor of MSc students.

https://www.linkedin.com/in/bruno-veloso-419795132/

22 de outubro

Hernâni Andrés
Primavera Software

“O papel do líder organizacional no contexto digital”

Quais os desafios e oportunidades na gestão da Organizações e das Pessoas? Como liderar a Jornada de transformação digital transversalmente?

Temas a abordados na sessão:
- Os desafios das lideranças no contexto (PESTA) atual
- Big picture da jornada de transformação digital: a evolução do negócio, processos, soluções e competências
- Onde acontece e como se gere o processo de transformação
- A importância do equilíbrio entre a liderança transacional e transformacional
- Debate & questões

Mini-bio do Orador:
Hernâni Lopes Andrés
Corporate Business Director na PRIMAVERA BSS

Ao longo de mais 25 anos de experiência profissional ligada à área das TI, fez um percurso que permitiu consolidar competências em áreas complementares e transversais a qualquer organização. Entre as diversas experiências profissionais, destaca-se Digital Transformation Programme Manager, promovendo a adoção à transformação digital junto de todo o ecossistema PRIMAVERA, Consultoria em Sistemas de Gestão PRIMAVERA, com participação em diversos projetos em empresas representativas de diversos setores.

Trabalhou ainda a área da Pré-venda, evangelização e desenvolvimento de negócios em ERP, CRM, BI, Portais corporativos e Qualidade, desenvolveu ainda atividade nas áreas da Formação e Coaching com mais de 2.500 horas de formação em Soluções Gestão, Liderança, Vendas e Negociação, Marketing e Business Coaching. Desde 2010 realizou mais de 200 palestras, em Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Espanha em áreas como Transformação Digital, ERPs, Liderança, Motivação de equipas, Marketing, Tendências e Estratégia.

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM - The Marketing School e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas na Porto Business School. Detém ainda a certificação de Internacional Certified Coach pela ICC – International Coaching Community e Practitioner em PNL, pelo InPNL- Instituto Internacional de Programação Neurolinguística.

http://www.linkedin.com/in/handres/

26 de outubro

Vínicius
VFR Tech

“O que é BI: Mitos e Verdades”
Muito se fala sobre Business Intelligence, mas o que, de fato, significa este termo? Este workshop visa desmistificar algumas premissas relacionadas ao BI, de forma prática e objectiva.

Temas a abordados na sessão:
- A definição académica
- O BI na prática
- O que NÃO é BI
- O valor dos dados
- Cases e exemplos práticos

Vinicius Ramos, CEO da VFR Tech
Possui uma carreira de mais de 12 anos na área TI, com ampla experiência em administração de banco de dados, data warehouses e soluções de inteligência de negócios. Profissional especialista em SQL Server com certificação MCSA em SSMS, SSAS, SSIS e SSRS. Ao longo dos anos, Vinicius acumulou grande experiência na utilização de ferramentas de Business Intelligence, sendo um profissional amplamente requisitado em projetos internacionais. Em 2000, fundou a VFR Tech, organização especializada em dados, marketing e inteligência de negócios, prestando consultoria para projetos e empresas de diversos portes e segmentos, em diversos países.

https://www.linkedin.com/in/vinicius-ramos-16507ab3/

29 de outubro

Manuel Dias
Microsoft

Power BI - Como criar uma organização data-driven

1. A gestão de informação
- Desafios e tendências de mercado
- Estratégia de análise de dados

2. Power BI em ação
- Introdução ao Power BI
-Descoberta de dados
- Engenharia de dados
- Criação de relatórios e dashboards
- Analítica avançada

Bio
Manuel Dias é o Diretor Nacional de Tecnologia e Membro da Comissão Executiva da Microsoft Portugal, Professor Convidado e Investigador na NOVA IMS, Cofundador e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science, e Fundador da Comunidade Power BI Portugal. Manuel Dias é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Gestão e Economia e certificado com distinção em Business Strategy pelo INSEAD.

https://www.linkedin.com/in/mdias/

31 de outubro

Hélder Quintela
IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Workshop: Exploração de Bases de Dados

Tópicos
a) Overview Bases de Dados
1. Conceito
2. Tipos
3. Evolução

b) Dados
1. Conceito
2. Modelos de dados
2 .Acesso
- código: SQL
- visualização

Mini-bio do Orador
Mestre em Sistemas de Informação, é atualmente responsável pela área de engenharia de dados (Business Intelligence, Big Data, e Machine Learning Ops) na Jumia e docente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave de unidades curriculares na área de engenharia de software e de dados.

https://www.linkedin.com/in/h%C3%A9lder-quintela-07b23729/

2 de novembro

José Barbosa
GLanDrive

Importância do Marketing Digital no crescimento dos negócios - Introdução
Como o Marketing Digital pode ajudar na obtenção de mais Negócio. Técnicas de Marketing, operacionalização e definição de Estratégia de Marketing Digital.

a) Conceitos de Marketing Digital
- O que é o marketing digital?
- Para que serve o marketing digital?
- Como o marketing digital pode ajudar a potenciar a sua empresa?

b) Técnicas de Marketing Digital - Operacionalização
- Introdução ao Marketing Digital
- Conteúdo para a Internet
- Search Engine Marketing (SEO & SEA)
- Web Analytics
- Redes Sociais

c) Vendas + Marketing
- Abordagem Comercial “Tradicional”
- A abordagem comercial centrada na experiência do cliente
- Jornada do Cliente/consumidor& Multicanal
- O que deve conter uma estratégia de Marketing Digital (Tópicos)

José Barbosa
Linkedin - https://www.linkedin.com/in/jose-barbosa-consultant/
Corporate and Channel Sales @iBlow.eu
Marketing da APBI/Consultor Comercial/Auditor de Segurança de Informação
Presidente da Assembleia da APBI

Tem carreira desenvolvida na Gestão e Direção Comercial no sector das Tecnologias de Informação, atualmente desenvolve atividade como Consultor Comercial e Marketing e Auditor de Segurança da Informação e apoio em projetos de desenvolvimento comercial.
Mestre em Gestão de Negócios e formação Pós-Graduada em Gestão de Marketing e em Segurança da Informação.
Gestão da equipa de Marketing da APBI com responsabilidade na promoção das atividades de comunicação e organização dos eventos.

5 de novembro

João Mota Lopes
Oracle

A importância dos Dados nas Organizações; Desafios da Transformação Digital.

Temas a abordados na sessão:
1) Os desafios da Transformação Digital nas Organizações Públicas e Privadas;
2) A importância dos Dados nas Organizações;
3) Arquitetura de Referência;
4) Matriz de responsabilidade em Arquiteturas Cloud;
5) Debate & questões

João Mota Lopes
Atualmente quadro na Oracle e Professor no ISEC.
Perito em Transformação Digital e Governo Digital.

Integrou o Conselho Diretivo do Instituto de Informática, IP, de 2012 a 2016, onde assumiu importantes responsabilidades no processo de Transformação Digital da Segurança Social. Com uma vasta experiência de direção, acumulada em organizações de perfil diversificado - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - GEP; Presidência do Conselho de Ministros - UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento IP; OniTelecom; Hewlett Packard Portugal; apostou na articulação de competências específicas da área de TIC e da área comercial e de marketing.

Mestrado em Gestão e Administração Pública, pelo ISCSP – UTL, e licenciado em Engenharia de Produção Industrial, pela Universidade Nova de Lisboa, recolheu formação complementar de diversas e prestigiadas instituições nacionais e internacionais, como a Universidade de Harvard ( (John F. Kennedy School of Government), o Instituto Nacional de Administração, o Instituto Superior de Economia e Gestão etc.

https://www.linkedin.com/in/joaomotalopes

8 de novembro

António Bóia
SPAB Revisores Oficiais de Contas

PROGRAMA

“SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO NA EMPRESA”

A) Sistemas de informação na Empresa
- Introdução aos sistemas de informação empresariais
- Sistemas de Informação de Gestão, Executive Information Sistems e Decision Suport Systems - Enquadramento dos SI numa empresa
- Sistemas Integrados ERP/CRM/SCM
- Interface externo AT/Segurança Social/Gestão de Ponto e assiduidade
- Relato financeiro eletrónico: a IES e o XBRL
- Sistemas de Informação em gestão de operações (BPM e Manufacturing Processes and Digitalization)
- Novos paradigmas: o ESG - Environmental, Social and Governance

B) Sistemas de Controlo de Gestão
- Enquadramento da função de controller numa organização
- Evolução dos Management Control Systems
- Mapas prospetivos: orçamentação e planeamento
- A avaliação do desempenho e da performance
- Indicadores (KPi)
- As metodologias de custeio numa empresa
- Logica tradicional da imputação (absorção gastos)
- Gestão por atividades (o ABC- activity based cost e o TDABC) - Balanced scorecard e Mapa estratégico
- Painel de controlo e Dashboarding

Monitor:

António Paulo de Albuquerque Bóia
- Revisor Oficial de Contas e Contabilista Certificado
- Exerceu funções como controller financeiro e de gestão em empresas industriais
- Consultor de investimentos e candidaturas a fundos comunitários desde 1996
- Avaliador de empresas e perito judicial
- Assessor no projeto para Desenvolvimento do primeiro veículo ferroviário português (Consórcio CP via PRR)
Licenciado em Organização e Gestão pela Universidade de Coimbra Especialização em Controlo de gestão pelo ISCTE
Pós-graduado em Business Intelligence pela Universidade Portucalense

11 de novembro

Filipe Machado
CIT-TTM

a) A Segurança da Informação – Enquadramento geral

b) RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados
- Enquadramento legal
- Principais tópicos do Regulamento
- Requisitos para a sua implementação
- Encarregado de proteção de dados

c) Segurança da Informação
- O que é um sistema de gestão da informação
- Liderança e a sua responsabilização
- Avaliação de risco e o seu tratamento
- A importância das auditorias internas
- Avaliação de desempenho
- Melhoria continua

12 de novembro

Filipe Machado
CIT-TTM

a) A Segurança da Informação – Enquadramento geral

b) RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados
- Enquadramento legal
- Principais tópicos do Regulamento
- Requisitos para a sua implementação
- Encarregado de proteção de dados

c) Segurança da Informação
- O que é um sistema de gestão da informação
- Liderança e a sua responsabilização
- Avaliação de risco e o seu tratamento
- A importância das auditorias internas
- Avaliação de desempenho
- Melhoria continua

Formulário de Inscrição

(* inscrições limitadas)