Mensagem do Presidente da APBI – Newsletter #11 – Setembro de 2021

Caros associados, 

Regressados de merecidas férias e com o regresso à atividade normal, a APBI estruturou-se melhor e preparou diversas ações de grande valor para os seus associados, de modo a cumprir a nossa função, que é dinamizar e partilhar as boas práticas do BI. 

Em primeiro lugar, é com muita satisfação que a APBI acolhe nos seus Órgãos Sociais os novos membros, Manuel Dias - National Technology Officer at MicrosoftJoão Mota Lopes - Public Sector Lead Account Manager Oracle e Hélder Quintela – Docente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e BI & Big Data Manager na Jumia Grou. 

E, no reforço do Papel do Business Intelligence foi criado o Conselho de Científico da APBI, que visa potenciar a área de Business Intelligence e Tecnologia, impulsionando a ligação da APBI à investigação e ao meio académico no apoio à resolução de problemas reais da economia. 

Foi ainda assinado, no dia 16 de setembro de 2021, entre APBI – Associação Portuguesa Business Intelligence e o Município de Mogadouro um protocolo para a criação do Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes em Mogadouro (CIT-TTM). 

Em segundo lugar, destacamos a continuação das ações de Workshop “BI - MExE Business Intelligence – Metodologias Experimentais para Empresas”. 

E, a 6ª edição do “BI 30 MINUTOS” com o tema para discussão " Dos dados às plataformas baseadas em conhecimento", com a presença de Dr. Rui Machado, Cofundador da empresa ShopAI.co. 

Por fim, a APBI vai estar presencialmente no dia 12 de outubro em duas mesas redondas, na CyberCloudExpo que decorre do dia 12 a 15 de outubro. 

Face à dinâmica e aos novos desafios em curso, a integração dos distintos membros, a criação do Conselho Científico e a criação do CIT-TTM, reforçam o papel da APBI na promoção do Business Intelligence em Portugal. 

Apelo a todos para que continuem a viver a APBI, participando na sua dinâmica e desafiando os associados e parceiros no envio de conteúdos técnicos, casos de estudos ou partilha de boas práticas nas suas organizações. 

Acompanhe-nos neste percurso, siga-nos nas redes sociais e em www.apbi.pt . 

Um abraço 

Eng.º José Rui Gomes 

Presidente da APBI