Mensagem do Presidente da APBI – Newsletter #15 – Janeiro de 2022

Caros associados, 

Um Bom Ano de 2022. 

Um ciclo novo, e uma agenda muito abrangente de ações estruturantes para promover e dinamizar o Business Intelligence nas organizações, tais como eventos, formações, entrevistas, a continuação programa do BI 30 MINUTOS e outras ações relevantes, é o que temos programado. 

No seguimento da atividade que todos os órgãos sociais têm vindo a fazer na APBI, não poderíamos iniciar da melhor forma, com os artigos dos nossos colaboradores Eng. João Mota Lopes com o título “O Novo Normal dos Serviços Públicos” e o artigo do Eng. Manuel Dias com o título “Actividade Parlamentar - Data Science ao serviço do Cidadão”. 

Nesta edição, destaco ainda o excelente episódio do BI 30 MINUTOS com o tema “O BI na Inovação Produtiva do Grupo Nabeiro”, que contou com a presença do Eng. Pedro Assude, Gestor Inovação Produtiva na NOVADELTA – Delta Cafés e que recomendo a sua visualização. 

E, já no próximo dia 28, tem início a Pós-Graduação em Fintech do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com um seminário que tem como orador o Dr. Pedro Duarte: "Oportunidades e Desafios da Transformação Digital", o qual conta com o apoio da APBI e da Microsoft. 

E para os que possam ter interesse, em parceria com a Microsoft, a APBI oferece 1 bilhete para a 4ª edição do BUILDING THE FUTURE a todos os novos associados independentemente do seu estatuto. 

As tecnologias de BI fornecem a visão do histórico das operações de negócios, assim como a visão atual e as possíveis previsões. As funções habituais do BI são: relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, mineração de texto, análises previsíveis e análises prescritivas. 

A dinâmica e as relações da APBI, estão em crescendo, pelo que desafiamos os associados e parceiros no envio de conteúdos técnicos, casos de estudos ou partilha de boas práticas nas suas organizações para divulgação para o email do Presidente.  

Acompanhe-nos neste percurso, siga-nos nas redes sociais e em www.apbi.pt. 

Um abraço 

Eng.º José Rui Gomes 

Presidente da APBI - [email protected]