Mensagem do Presidente da APBI – Newsletter #50 – Janeiro de 2025
Caros associados,
A Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI) assume um papel essencial no avanço e na promoção do setor de Business Intelligence em Portugal. Por meio de uma ampla gama de eventos, workshops e iniciativas de networking, a APBI fornece uma plataforma estratégica para que profissionais e empresas compartilhem conhecimentos e experiências.
A APBI vem convidar a ver o episódio nr.40 do BI30MINUTOS com o tema para discussão “Gestão de Serviços de IT, baseada em dados e IA”, que vai decorrer no dia 27 de janeiro de 2024, às 12h00, que conta com a presença do Bruno Banha – Services.ai Director – Warpcom e Frederic Reyntjens – Services.ai Business Development Manager – Warpcom, com moderação do Presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence, José Rui Gomes e Hélder Quintela, Docente do IPCA. Veja este evento em https://www.youtube.com/@apbipt, com o apoio do parceiro tecnológico: IP Wire – https://www.ipwire.pt.
A APBI vem convidar a rever o 2º episódio especial do BI30MINUTOS com o tema para discussão “Liderança e Transformação: O impacto do BI na Cultura das Empresas”, que decorreu no dia 30 de dezembro de 2024, às 12h00, que contou com a presença do osé Oliveira, CEO da BI4ALL, com moderação do Presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence, José Rui Gomes e Mafalda Mota, Assessora da APBI e Data Analyst UMN. Veja o episódio em https://www.youtube.com/watch?v=le1LdRUBzeg, com o apoio do parceiro: EVENTUAIS – https://www.eventuais.com/
A Pós-graduação em Business Analytics do ISPGaya, em parceria com o ISTEC Porto, encerrou o ano civil com um seminário promovido pela APBI e conduzido pelo seu Presidente, José Rui Gomes. O evento destacou tendências e estratégias em Business Intelligence, reforçando a importância da formação especializada na área. Uma celebração de conhecimento e inovação para enfrentar os desafios de 2025!
No dia 18 de janeiro pelas 16h00, foi apresentado no Palácio da Bolsa, no Porto, o livro “O Futuro da Gestão com Business Intelligence”, escrito pelos Professores Manuel Maçães, Maria José Angélico Gonçalves e Célia Talma Gonçalves. A obra destaca o impacto do BI na gestão estratégica, decisões baseadas em dados e casos práticos, como o uso do Power BI. A sessão contou com a apresentação de Manuel Dias, da Microsoft, e a presença de figuras da academia, associativismo e empresas, incluindo representantes da APBI e do Iscap P.Porto. O livro, já disponível nas Livrarias Almedina, é uma referência essencial para liderar na era da informação.
Acompanhe-nos neste percurso, siga-nos nas redes sociais e em www.apbi.pt.
Um abraço
Eng.º José Rui Gomes
Presidente da APBI – [email protected]