Mensagem do Presidente da APBI – Newsletter #64 – Abril de 2026
Caros associados,
Acreditamos no poder dos dados para transformar decisões em progresso.
Quando Inteligência Artificial, Business Intelligence e Big Data se unem, libertam potencial humano, fortalecem organizações e constroem futuro.
Trabalhamos para capacitar pessoas, impulsionar inovação e promover uma cultura data‑driven assente na responsabilidade, no crescimento e na sustentabilidade. É este o impacto que queremos criar. É este o futuro que estamos a construir.
A APBI vem convidar a rever o episódio nr.52 do BI30MINUTOS com o tema para discussão “A implementação da AIAct nos sistemas de dados”, que decorreu no dia 31 de março de 2026, às 12h00, que contou com a presença de Pedro Vale Gonçalves, Strategic Legal Advisor, com moderação de Ricardo Santos, Vice-Presidente da APBI, Pedro Assude, Senior Business Intelligence Manager na Delta Cafés e João Miguel Mesquita, Digital Inside. Reveja este episódio do BI30Minutos em https://www.youtube.com/watch?v=cPVx_Dq9mh4, com o apoio do parceiro tecnológico: IP Wire – https://www.ipwire.pt.
Nos dias 14 e 15 de abril, especialistas, estudantes e profissionais reuniram‑se no Salão Nobre da FEP para debater o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e na economia, através de keynotes, mesas‑redondas e networking. A APBI esteve presente com divulgação junto dos estudantes, através do seu roll‑up institucional, e com a participação do Presidente José Rui Gomes e do Vice‑Presidente Ricardo Santos, reforçando a ligação entre academia e ecossistema profissional.📍 FEP | 📅 14 & 15 de abril.
No dia 14 de abril, a Cidade do Futebol, em Oeiras, recebeu o Oracle Data & AI Forum Lisboa, dedicado aos dados e à Inteligência Artificial, com casos de uso, sessões de especialistas e demonstrações práticas. A APBI esteve presente, representada pelo Presidente José Rui Gomes e por José Barbosa, Vogal da Mesa da Assembleia Geral da APBI.📍 Oeiras | 📅 14 de abril
O Mestrado Executivo em Business Analytics da FEP, desenvolvido em parceria direta com a APBI – Associação Portuguesa de Business Intelligence, responde às necessidades reais do mercado, preparando profissionais para atuar na intersecção entre gestão, dados e tecnologia. Num vídeo de apresentação, José Rui Gomes, Presidente da APBI, e Carlos Martins, CEO da Randy Labs, destacam a relevância do programa e o impacto estratégico das competências em Business Analytics nas organizações. O curso está disponível em dois formatos — Mestrado Executivo ou Curso Avançado — com candidaturas abertas.
Mais um artigo disponível no site da APBI, a transição para modelos de economia circular afirma‑se como um fator cada vez mais relevante para a competitividade, inovação e sustentabilidade das organizações no atual contexto económico. Neste âmbito, a gestão estratégica de dados desempenha um papel essencial na tomada de decisão informada e na criação de valor sustentável. Este é mais um artigo da autoria de Mónica Monteiro, que aprofunda a importância dos dados como motor da Economia Circular. 👉 Leia mais em: https://lnkd.in/et4MMQ3r
A APBI – Associação Portuguesa de Business Intelligence felicita o Grupo SOCEM pela realização do SOCEM Transformation Day, que decorreu a 24 de abril de 2026, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Grupo, destacando‑se pela excelência organizativa, visão estratégica e foco nas pessoas e na inovação. O evento contou com a participação do Presidente da APBI, Eng. José Rui Gomes, como orador principal, reforçando a proximidade entre a Associação e o tecido empresarial que aposta nos dados, na Inteligência Artificial e na inovação industrial. A APBI reconhece ainda a organização exemplar liderada por Telmo Febra e a liderança visionária de Luís Febra, sublinhando o Grupo SOCEM como um exemplo de empresa humana, inovadora e sustentável, onde o sucesso empresarial caminha lado a lado com o bem‑estar das pessoas.
Convidamos os nossos associados e leitores a explorarem, refletirem e partilharem os conteúdos disponíveis na área de artigos da APBI.
Continuamos empenhados em promover mais colaboração, mais ambição e maior impacto, contribuindo ativamente para o fortalecimento de um ecossistema nacional cada vez mais data‑inspirado.
Acompanhe o trabalho da APBI – Associação Portuguesa de Business Intelligence, siga‑nos nas redes sociais e em www.apbi.pt.
Juntos, continuamos a construir e a moldar o futuro dos dados em Portugal.
Um abraço
Eng.º José Rui Gomes
Presidente da APBI – presidente@apbi.pt


