Entrevista com Dr. José Oliveira, CEO da BI4ALL
Na sua opinião os empresários portugueses estão recetivos ao investimento em soluções de BI?
A pandemia tem provocado alterações profundas nas empresas, nos negócios e na sociedade em geral. Mudou hábitos e padrões de comportamento e obrigou a que as empresas tivessem de rever e implementar novos modelos de gestão mais digitais e ágeis para o negócio. Se cada vez mais afirmávamos que o digital era o futuro e que todas as empresas tinham de lá estar, agora não restam dúvidas. Para muitas empresas, esta pandemia veio representar um salto tecnológico de dez anos no tempo, no qual o trabalho remoto, o e-commerce e a automatização de processos tornaram-se imperativos.
Para se manterem competitivas neste mundo em constante mudança, as empresas não podem excluir o investimento tecnológico e a adoção de ferramentas disruptivas.
Quais as principais motivações ou preocupações dos clientes que levam à procura de soluções de BI?
Independentemente do setor de atividade, todas as empresas querem hoje reduzir custos, criar maiores vantagens competitivas, aumentar a rentabilidade e entregar maior valor acrescentado ao cliente de forma a fidelizá-lo. As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial otimizarão toda a gestão das empresas ao permitirem o desenvolvimento e implementação de estratégias mais assertivas e informadas, com base em dados confiáveis, e com foco permanente no crescimento do negócio. Garantindo, por um lado, uma maior facilidade no acompanhamento das mudanças do setor, o que possibilita às organizações uma tomada de decisão mais rápida e eficaz, por outro, oferecer aos seus clientes os serviços e produtos que eles desejam, no momento certo e a um preço competitivo, posicionando-se na vanguarda do setor. Para ganhar em produtividade e eficiência é necessário garantir um bom acesso à informação da empresa, de forma segura e transversal aos diversos departamentos, e aqui a tecnologia proporciona novas formas de olhar para o negócio e para o mercado, dando uma visão completa e integrada da empresa.
É, portanto, essencial que as empresas e os seus colaboradores tenham um acesso rápido e fiável às informações cruciais para tomarem as melhores decisões, para se informarem e, assim, reduzirem tempos de resposta, garantindo uma posição sólida, ativa, competitiva e eficiente no mercado. Uma visão a 360 graus da empresa permite, não só, identificar oportunidades e solucionar problemas mais rapidamente, mas também uma gestão mais ágil e integrada no dia-a-dia da organização, permitindo ganhos de tempo e recursos, alcançando e mantendo a melhor posição possível entre a concorrência.
Qual para si a relevância do BI na gestão nos diversos setores? Existem hoje setores que se destacam por ter uma maior maturidade no reconhecimento da importância do BI para a gestão do negócio?
O Analytics é já uma realidade e necessidade para um grande número de organizações de qualquer setor de atividade, mas ainda há muito trabalho a fazer. Desde a automatização à agilização de processos, passando pelo teletrabalho, a tecnologia tem permitido que as empresas respondam aos desafios da melhor forma, e tem inclusive, ajudado a criar vantagens competitivas para a retoma. A verdade é que, atualmente, todos os negócios sentem a necessidade de se reinventar, analisar, otimizar, melhorar a sua eficiência e processos, reduzindo custos, principalmente nesta fase delicada que vivemos. Naturalmente, que as empresas mais digitais são as que estão melhor preparadas para os desafios, e as soluções tecnológicas são uma ferramenta valiosa para qualquer organização de qualquer setor, uma vez que permitem que os decisores tenham uma visão completa dos negócios, conseguindo otimizar e agilizar os processos, reduzindo custos e até antecipar possíveis cenários, tomando as melhores decisões baseadas em insights credíveis e fiáveis.
Nem sempre uma solução BI alcança o sucesso esperado e corresponde às expectativas. As empresas indicam os mais diversos motivos para a implementação falhar, quase sempre imputados aos responsáveis pelo desenvolvimento destas soluções. Da sua experiência, quais são os principais aspetos para o sucesso dos projetos?
O sucesso dos nossos projetos deve-se à dedicação da equipa, bem como a adoção das ferramentas por parte da organização, que combinada com a audácia de procurar e oferecer os melhores serviços e soluções para os Clientes, continua a ser a base que permite afirmar a BI4ALL como referência na área de Data Analytics e Inteligência Artificial. Queremos continuar a oferecer valor além das expectativas ao fornecer tecnologias poderosas e serviços de excelência que capacitem e inspirem os clientes a transformar dados em insights, consolidando o estatuto de empresa de referência no setor onde atuamos.
O que os negócios vencedores têm em comum, é que são alicerçados por tecnologia, que automatiza os processos, melhora a experiência dos clientes, criam uma oferta e um serviço personalizados e permite-lhes reagir mais rapidamente aos pedidos e necessidades do mercado. Sem tecnologia que permita gerir e aceder aos dados da empresa a qualquer momento, dificilmente conseguirá agilizar processos, tomar as melhores decisões, manter os clientes satisfeitos e assegurar as suas margens de rentabilidade. As empresas que melhor posicionarem a sua estratégia digital, serão aquelas que se irão diferenciar no futuro.
É muito habitual ouvir falar na escassez de profissionais de gestão de Informação, e ainda mais quando falamos especificamente de BI. A falta de profissionais é de facto um problema? Como é que a BI4ALL lida com essa realidade?
São claras e transversais às várias empresas do setor as dificuldades em encontrar pessoas qualificadas nestas áreas, dado que a área de Analytics é uma das áreas com maior potencial de crescimento e procura no mercado nacional por parte de empresas. Há uma escassez de recursos qualificados face às necessidades.
Contudo, apesar da crescente competitividade do mercado onde operamos, o facto de sermos especialistas e líderes na nossa área ajuda-nos a atrair talento.
A equipa da BI4ALL é composta por profissionais altamente qualificados e com vasta experiência no domínio tecnológico. Para reter os melhores talentos, constantemente assediados por empresas de maior dimensão, só é possível através de uma cultura muito orientada para as pessoas, promovendo o ambiente familiar e a proximidade, mas dando-lhes também o conhecimento e as melhores ferramentas para fazerem o seu trabalho.
Além disso, a BI4ALL considera importante apostar na integração de recém-licenciados no mercado de trabalho e, por isso criou o programa “Talent Academy”. Um programa de formação enquadrado no processo de integração da empresa. A primeira edição ocorreu em 2015, e todos os anos temos repetido a academia com sucesso. Este programa tem como principal intuito oferecer aos formandos a possibilidade de desenvolver conhecimentos em Analytics através da criação de competências técnicas nas metodologias e ferramentas utilizadas pela empresa.
A BI4ALL fechou o ano de 2019 com 250 colaboradores altamente qualificados e com vasta experiência no domínio das tecnologias de Data Analytics e Inteligência Artificial. Em 2020, continuamos a apostar claramente no nosso talento e numa valorização contínua da equipa com formações e certificações dos nossos colaboradores nas nossas competências, bem como formações de gestão, liderança e soft skills, por exemplo.
Qual a perspetiva futura da utilização do Businesse Intelligence nos próximos anos? Quais são as principais tendências de evolução e se considera que Portugal está bem posicionado em relação a outros países?
As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial são o foco para 2021 e, sem dúvida, um elemento crucial nas organizações, nos próximos anos. Os dados são o novo combustível e são determinantes para as organizações, que já os reconhecem como sendo vitais para o seu sucesso.
Assim, a tecnologia apresenta-se como uma peça fundamental para tornar as empresas mais inovadoras, competitivas, inteligentes e eficientes e, portanto, as áreas de Data Analytics e Inteligência Artificial continuam a ser áreas em pleno crescimento.
A pandemia veio acelerar a transformação digital nas empresas portuguesas e a tecnologia continuará, sem dúvida, a impactar os negócios. As soluções tecnológicas disruptivas são fundamentais para garantir a competitividade e a performance de qualquer negócio de qualquer setor de atividade. Embora ainda haja um grande caminho a percorrer, acredito que a aposta numa estratégia digital e ter uma empresa data-driven é fulcral para que estas sejam mais competitivas e rentáveis e assim poderem chegar aos consumidores de forma mais rápida e assertiva, com uma oferta diferenciadora e a custos mais baixos.
Muito obrigado.
Esta entrevista saiu na newsletter do dia 15 de novembro de 2020
Lisboa, 15 de novembro de 2020,
José Rui Gomes,
Presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence